4 Livros que mudaram a forma como eu vejo a vida - especial Dia Nacional do Livro


 

Boa tarde, leitores!


 Não sei se vocês sabem, mas dia 29 de outubro é comemorado aqui no Brasil o Dia Nacional do Livro! Nada mais justo ter um dia inteiro dedicado a algo que nos faz tão feliz. Afinal, é através dos livros que podemos viajar, sonhar, viver aventuras fantásticas e, principalmente, se divertir. Mas os benefícios de incorporar a leitura em nosso dia a dia são inúmeros e não param por aqui. 


  Foi pensando nisso que hoje trouxe um post temático com alguns livros que mudaram a forma como eu vejo a vida. Seja por conta de seus personagens forte, ou pelos temas escolhidos, são histórias que me marcaram e que procuro levar sempre comigo. Vamos conferir?


1 - Desventuras Em Série - Lemony Snicket

 Sei que pode parecer estranha essa escolha, mas Desventuras Em Série além de ser uma das minhas sagas literárias favoritas, aborda muitas críticas e traz inúmeros ensinamentos muito interessantes. 

 Um dos trechos que eu mais gosto diz que "Algumas pessoas encontram conforto apenas por estarem juntas." Mesmo com toda a tragédia que estavam vivenciado, os órfãos Baudelaire nunca perderam a esperança, e sempre fizeram o possível e o impossível uns pelos outros.

 Estar unido e lutar pelas pessoas que se ama é algo essencial, e com certeza foi algo que esses livros me ensinaram a fazer. 


2 - Anne de Green Gables - L.M. Montgomery 

 Confesso que perdi a paciência de ler a série toda no 3º livro, mas amei conhecer a Anne! Nunca vi uma personagem mais otimista do que essa, e acho que é quase impossível se manter assim no dia a dia!

 Quantas vezes reclamamos por coisas extremamente bobas, e deixamos a oportunidade de agradecer passarem? Anne, ao contrário, sempre se mostrou extremamente grata até pelos mínimos detalhes e pessoas ao seu redor.

 Além disso, ela sempre amou estar em contato com a natureza, algo que também precisamos incorporar em nossas vidas tão conectadas e ocupadas. Aliás, já viu a cor do céu hoje? 


3 - Jane Eyre - Charlotte Brontë

 Se tivesse que definir esse livro em apenas uma palavra, eu provavelmente diria perdão. Jane Eyre, protagonista do livro homônimo, apesar de nunca ter sido amada ou valorizada, foi capaz de perdoar e amar aqueles que a feriram. Há uma forte influência cristã na leitura, onde podemos extrair vários princípios biblícos, e isso foi uma das coisas que mais gostei.

 É difícil perdoar quem nos fez mal uma vez, imagina perdoar 70x7? Jane Eyre nos prova que isso é possível!


4 - Amor de Redenção -  Francine Rivers

 Mais um livro cuja história foi inspirada na Bíblia, mais especificamente no livro de Oseias, "Amor de Redenção" nos traz o conceito concreto do que é a paciência. Michael Hosea recebe uma ordem de Deus para casar com Angel, uma prostituta cuja origem triste e sombria fizeram-na pensar que não era digna de receber amor, muito menos a caridade de ninguém. Mas Hosea, através da paciência e fidelidade a Deus não vai desistir dela e nem do casamento.

 Uma leitura emocionante, que além de abordar o amor de Deus e sua infinita misericórdia, também nos mostra que a paciência é algo essencial e que Ele pode concedê-la.


União, positividade, perdão e paciência... quem diria que livros tão distintos entre si, de temas e gêneros variados, poderiam trazer ensinamentos tão importantes?

Isso é algo que só a magia da leitura pode nos proporcionar!

Que vocês possam comemorar esse Dia Nacional do Livro na companhia de boas histórias! 💗


Postar um comentário

0 Comentários