Título do livro: O Beijo das Sombras
Autor(a): Richelle Mead
Editora: HarperCollins Brasil
Número de páginas: 353
Sinopse: Lissa Dragomir é uma adolescente especial, por várias razões: ela é a
princesa de uma família real muito importante na sociedade de vampiros
conhecidos como Moroi. Por causa desse status, Lissa atrai a amizade dos
alunos Moroi mais populares na escola em que estuda, a São Vladimir.
Sua melhor amiga, no entanto, não carrega consigo o mesmo prestígio:
meio vampira, meio humana, Rose Hathaway é uma dampira cuja
missão é se tornar uma guardiã e proteger Lissa dos Strigoi — os
poderosos vampiros que se corromperam e precisam do sangue Moroi para
manter sua imortalidade.
Pressentindo que algo muito ruim vai acontecer
com Lissa se continuarem na São Vladimir, Rose decide que elas devem
fugir dali e viver escondidas entre os humanos. O risco de um ataque dos
Strigoi é maior, mas elas passam dois anos assim, aparentemente a
salvo, até finalmente serem capturadas e trazidas de volta pelos
guardiões da escola. Mas isso é só o começo.
Em O beijo das sombras,
Lissa e Rose retomam não apenas a rotina de estudos na São Vladimir
como também o convívio com a fútil hierarquia estudantil, dividida entre
aqueles que pertencem e os que não pertencem às famílias reais de
vampiros.
São obrigadas a relembrar as causas de sua fuga e a enfrentar
suas temíveis consequências. E, quem sabe, poderão encontrar um par
romântico aqui e outro ali. Mais importante, Rose descobre por que Lissa
é assim tão especial: que poderes se escondem por trás de seu doce e
inocente olhar?
Resenha: Esqueça tudo que você sabe sobre vampiros. O Beijo das Sombras é uma leitura que quebra todos os padrões hollywoodianos já conhecidos e característicos desses seres míticos.
Lissa é uma Moroi: uma vampira de linhagem real. Como a existência de sua espécie está em risco, todos os Moroi possuem guardiões dhampir: seres que são metade humanos e metade vampiros. Rose Hathaway é a responsável pela segurança de Lissa. As duas se conhecem desde crianças e são melhores amigas.
"As maiores e mais poderosas revoluções frequentemente começam em silêncio, escondidas nas sombras."
Estudantes da Academia São Vladimir, Rose percebe que a amiga está correndo perigo e resolve fugir com ela da instituição. Entretanto, dois anos após a brilhante fuga, elas acabam sendo pegas e trazidas de volta.
Afinal de contas, os Moroi tem de conviver com o constante medo dos Strigoi: vampiros imortais que precisam dos sangue dos Moroi para manter sua imortalidade e poderes. Sendo Lissa uma Moroi e ainda por cima da realeza, não poderia se dar ao luxo de ficar exposta sem a devida proteção que só a academia poderia oferecer.
"Me ensine a lutar. Fugir eu já sei."
Lá as duas vão ter de conviver novamente num ambiente hostil e repleto de fofoquinhas. Existem outros da realeza como Lissa, e eles insistem em se achar melhores do que os outros.
Além disso, Rose precisa retomar seu treinamento se quiser mesmo ser guardiã de Lissa. É nesse contexto que conhece seu novo mentor, Dimitri: um dhampir como ela, misterioso e bem mais velho que vai mexer com suas emoções.
"- Você acha que eu sou bonita?
Ele me olhou com um ar extremamente sério, como sempre fazia.
- Eu acho você linda.
- Linda?
- Você é tão linda que chega a doer em mim, às vezes. [...]"
Mas quando Lissa começa a sofrer ameaças de um autor anônimo, Rose começa a se questionar se permanecer na Academia é mesmo tão seguro quanto parece. O que ela nem imagina, é que está prestes a descobrir um esquema sombrio envolvendo quem ela menos suspeita..
A tentativa de criar uma história interessante foi boa. Mas não cumpriu tudo que prometeu. Na verdade é uma história bem esquisita e tem alguns furos na narrativa, como vampiros frequentando a igreja. Sério? Vampiros frequentando a igreja? Os termos Moroi, Strigoi e Dhampir também me confundiram bastante e levou um certo tempo para que eu conseguisse diferenciar cada um.
"Quero dizer, eu gosto das pessoas, mas quase tudo que elas fazem é muito falso. É disso que eu não gosto."
A Tami do Meu Epílogo recentemente utilizou essa expressão numa resenha e acredito que seja a melhor definição para essa leitura: uma verdadeira farofa. Tem uns diálogos estranhos, cenas de conteúdo duvidoso e não consegui gostar das duas protagonistas.
Além disso, senti falta de um aviso sobre gatilhos durante a narrativa. Automutilação, prostituição e bullying pesado são alguns temas presentes, que podem incomodar alguns leitores mais sensíveis. (Admito que apesar de eu ser uma chata nesse aspecto, essas cenas me incomodaram menos do que eu achei que incomodariam).
"Os olhos dele eram tão profundos e escuros que eu tive vontade de mergulhar neles naquele exato instante."
O único motivo para eu prosseguir com a leitura da série seria o Dimitri. Sem dúvidas, é o melhor personagem do livro e eu gostaria de saber mais sobre o passado dele.
Minha experiência com gênero Romance Sobrenatural (o que menos tem na leitura é romance, pra ser sincera) não foi das melhores. Mas, pra quem desse tipo de leitura mais emocionante, deixo aqui essa indicação.
"As pessoas mudam. Nós estamos sempre mudando, não estamos?"
17 Comentários
Laura, vou aderir esse termo leitura "farofa" também hahaha. Adorei! E confesso que livros sobre vampiros e tal, nunca me chamaram a atenção! Só na época da saga Crepúsculo mesmo. E amei o trecho que você trouxe sobre: já sei fugir, me ensina a lutar. :) E mesmo no meio de personagens que não agradam, ainda bem que sempre tem aquele que salva u pouco a história. Espero que a próxima leitura do seu desafio seja melhor para você. ♥
ResponderExcluirBeijos, Carol
www.pequenajornalista.com
P.S: Tenta embarcar na série da Becky Bloom. É simplesmente perfeita!! É grande (são 9 livros), mas é tão divertida, que vale a pena! ^^
Oiii Laura
ResponderExcluirOlha, eu adoro romances sobrenaturais,urban fantasy e tudo o mais só que esta série pra mim não deu, eu detestei as duas garotas, achei a amizade delas uma chatice que só e sim, esse livro é uma farofa e eu não entendo aé hoje o que tanta gente viu nessa série. Quando eu li esperava anto, me decepcionei completamente.
Beijos, Ivy
Oi Laura,
ResponderExcluirEu amei esse livro, foi muito diferente de tudo que já tinha lido sobre vampiros e a amizade das duas protagonistas me conquistou. Sem falar que o Dimitri é um personagem misterioso e isso é um dos pontos fortes da trama. Pena que não curtiu...
Bjos
http://www.kelenvasconcelos.com.br/
Oii Laura
ResponderExcluirEu já li esse livro em diversos lugares mas sinceramente nunca me interessei em procurar saber sobre o que se tratava. Gostei bastante da sua resenha, mas por não ser muito fã de romances sobrenaturais não leria essa história.
Beijinhos!
https://focadasnoslivros.blogspot.com/
Fui lendo a resenha e achando a premissa do livro bem diferente e interessante, realmente, fui esperando uma grande história e que você dissesse que a experiência de lê-lo tivesse sido ótima. Mas, vampiros na igreja não dá né... ahaha. Ainda bem que eu não gosto desse tipo de gênero, assim já passo longe do livro, kk.
ResponderExcluirBeijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥
Oi, Laura
ResponderExcluirEu particularmente sou do tipo que amou essa história. Li até o terceiro livro e pra mim foram perfeitos. Não tive tanta dificuldade para me situar, na verdade achei uma das poucas histórias de vampiros bem ambientadas, mas é questão de gosto haha queria ter terminado mas não rolou.
Beijo!
http://www.capitulotreze.com.br/
Oi Lau, tudo bem?
ResponderExcluirPra ser sincera, nem na época que vampiros estavam em alta esse título me chamou a atenção.
Achei juvenil demais, "aventuresco" demais. E, lendo sua resenha, parece que escolhi certo ao não comprá-lo.
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
Olha eu adoro os romances sobrenaturais, principalmente quando se trata de vampiros, que pena que não agradou tanto! Mesmo assim fiquei curiosa!
ResponderExcluirParabéns pela resenha e pela sinceridade ^^
Beeijo
http://estanteflordelis.blogspot.com
Eu tenho esse livro, mas ainda não li. Só assisti o filme e gostei bastante (principalmente do Dmitri, hehe). Pretendo ler um dia, mas confesso que não é tão prioridade, pq tô evitando séries com o mesmo casal de protagonista.
ResponderExcluir=)
Suelen Mattos
______________
ROMANTIC GIRL
Oi, Laura! Eu particularmente gosto de estórias sobre vampiros. Este livro eu não li, mas ao ler suas impressões fiquei com a sensação de que, o que te desagradou na obra não me agradará também. De todo modo que bom que a leitura não foi de todo ruim para você. Adorei a resenha. Abraço!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Olá...
ResponderExcluirGostei de acompanhar suas impressões a respeito da leitura, porém, não é uma leitura que me desperta o interesse, pois, não curto muito o gênero a qual ela se encaixa... Sendo assim, prefiro passar a dica.
Bjo
http://coisasdediane.blogspot.com/
A proposta é bem interessante, mas é uma pena que tenha sido tão mal formulado e escrito, mas há pessoas que gostam então tudo bem. Eu adoro histórias de vampiros talvez eu leia este para tirar minha conclusão. Adorei a resenha ♥
ResponderExcluirBeijos
http://www.leiapop.com/
A proposta é bem interessante, mas é uma pena que tenha sido tão mal formulado e escrito, mas há pessoas que gostam então tudo bem. Eu adoro histórias de vampiros talvez eu leia este para tirar minha conclusão. Adorei a resenha ♥
ResponderExcluirBeijos
http://www.leiapop.com/
Oi, Laura!
ResponderExcluirAdorei o termo de farofa hahaha acho que você não ter gostado da obra/do gênero tem muito a ver com fase. Hoje em dia esse tema já não está mais em alta, mas alguns anos atrás era febre livros com vampiros, lobisomens, anjos. Na época eu achava super legal, porque além de estar na moda, eu era jovem e nem me ligava em questões que hoje vejo de forma totalmente diferente. A nossa idade também muda muito nossas experiências com os livros, capaz que se você tivesse lido assim que lançou, teria gostado. Mas concordo sobre os pontos que você levantou na resenha!
xx Carol
https://caverna-literaria.blogspot.com/
Oie,
ResponderExcluirAinda não conhecia, valeu pela dica!
Blog Entrelinhas
Ainda não conhecia esse livro, mas me interessei bastante pela resenha.
ResponderExcluirAdorei.
Bisous,
pequenomuffin.com.br | @blogpequenomuffin
Eu gosto de literatura com vampiros, mas eu gosto é dos de terror mesmo, com bastante sangue e eles seduzindo os leitores com seu charme imortal... Não uma turma de vampiros adolescentes que frequentam, não apenas uma igreja, mas uma academia com nome religioso... O nome de "São Vladimir" me chamou atenção logo de cara e não combinava com o tema... rs A não ser que a ideia fosse ser algo irônico, o que pelo visto não foi, esse não é um livro que eu leria, sinceramente...
ResponderExcluirBjks!
Mundinho da Hanna
Pinterest | Instagram | Skoob
Oba! Leu o post e quer comentar? Fico muito feliz em saber! Não se esqueça de deixar o link do seu blog e/ou site para que eu possa retribuir.
Comentários como "Amei seu blog, sdv?" serão ignorados! Leia o post e seja gentil ♥